Castelo News - Informação a um Clique!

Santa Cruz de Monte Castelo e região 15:59
12/01/2016 às 22:35:00

Com estradas e pontes danificadas, colheita da soja preocupa produtores

Renata Volpe Haddad
Chuva constante não atrapalhou desenvolvimento da soja em regiões do Estado, preocupação maior é com as estradas intransitáveis. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A colheita da soja em Mato Grosso do Sul começa nos próximos dias e as chuvas constantes, que já deixaram vários estragos, preocupam os produtores da região sul. Dezenas de pontes foram destruídas e muitas estradas estão intransitáveis, o que deve dificultar não só a colheita, como também o escoamento da safra.


Em até 15 dias, em alguns pontos a soja já estará pronta para ser colhida e a maior preocupação é a falta de acesso. No município de Laguna Carapã, distante 287 km de Campo Grande, por exemplo, a chuva em abundância prejudicou pouco dos 90 mil hectares de soja plantados.


Conforme o presidente do Sindicato Rural do município, João Firmino Neto, o que preocupa mais é o escoamento dos grãos. "Não temos condições de estradas boas e se os caminhões chegarem até as fazendas, não tem como entrar para colher, porque a chuva não dá trégua", comenta.


Ainda segundo Neto, as duas rodovias municipais, a MS 379 e 280, que dão acesso a Laguna Carapã, foram afetadas pelas chuvas e estão com problema na estrutura, além de pontes que água levou. "E aqui está chovendo muito e se o sol não sair, não tem como colher a soja", explica.

Em até 15 dias, algumas regiões terão soja para colher. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Em até 15 dias, algumas regiões terão soja para colher. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Em Dourados, distante 233 km de Campo Grande, a preocupação em relação a colheita é a mesma.

Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Lúcio Damalia, as estradas estão em estado lastimável e o problema é a logística para arrumar a tempo. "Dinheiro tem para arrumar as estradas, mas a dificuldade é a logística para chegar nelas, já que em até dez dias, têm locais que vão começar a colher", alega.

São de 150 a 170 mil hectares de soja plantada no município e devido as chuvas, muitos agricultores precisaram replantar o grão. "Cada local vai ter um tipo de problema e como tem chovido muito, e a soja precisa de 12 horas de luz por dia para poder desenvolver muito e isso não tem acontecido, já que a maior parte do dia fica nublado", avalia.

Sindicato Rural alega que se colheita de soja atrasar por complicação no escoamento, plantio de milho atrasa também.  (Foto: Revista Feed e Food)Sindicato Rural alega que se colheita de soja atrasar por complicação no escoamento, plantio de milho atrasa também. (Foto: Revista Feed e Food)

Outro fator pontuado pelo presidente do sindicato, é a questão da plantação do milho. "Se atrasar a a colheita da soja, atrasa o plantio do milho e com o solo muito úmido, o milho não vai ater uma cobertura uniforme, ou seja, nosso problema este ano não termina na soja", comenta.

Em Iguatemi, distante 466 km de Campo Grande, a preocupação do Sindicato Rural com o escoamento dos grãos é a mesma das outras regiões. Conforme o diretor do sindicato, Edson Pala, as estradas não estão em condições de tráfego. "E as chuvas não param, o que prejudica alguns pontos da soja plantada. 90% das nossas estradas estão intransitáveis e os produtores ficam aflitos com isso", alega.

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja) espera do governo do Estado melhorias nas estradas para facilitar o escoamento da safra. O governo, por sua vez, afirma que fará a recuperação emergencial de quatro pontes visando o transporte dos grãos.


Tags: Postada por Silvio Angelo, ,
Campo Grande News

Envie seu Comentário
Antes de escrever seu comentário, Atenção! Nós não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Nome
E-mail
Comentário
Publicidade

Entra em vigor pena maior para motorista

 bêbado que mata em acidente

bêbado que mata em acidente

Publicidade

Vídeos

Fique por dentro dos melhores vídeos.

Publicidade

Classificados

Publicidade