Castelo News - Informação a um Clique!

Santa Cruz de Monte Castelo e região 16:08
02/04/2018 às 11:44:00

Rinite: conheça os tipos e quais os tratamentos

A infecciosa é provocada pela gripe e resfriado. Já a não infecciosa é a alérgica e a irritativa, que tem como uma das principais causas a poluição do ar.

Redação
Nariz atacado! Quem nunca teve aquela crise de espirro? Mas por que isso acontece e como parar aquela vontade incontrolável de espirrar? Duas especialistas tiraram as dúvidas no Bem Estar desta segunda (2), a otorrinolaringologista Francine de Pádua e a alergista Fátima Rodrigues Fernandes.

O espirro pode ter múltiplas causas, como a rinite, por um reflexo das terminações nervosas, causados pela exposição ao frio ao calor, ou por gripes e resfriados.

A rinite pode ter cura, mas depende do tipo. A infecciosa é provocada pela gripe e resfriado. Já a não infecciosa é a alérgica e a irritativa, que tem como uma das principais causas a poluição do ar. Uma rinite causada por irritantes, como a poluição, é curável. Já a alérgica tem tratamento.

Para se prevenir da rinite, é importante evitar o contato com o alérgeno, que pode estar presente na poeira da casa, camas, travesseiros, cobertores, poluição. Lavar o nariz com soro frequentemente também é importante para preservar a mucosa nasal e um preventivo para as crises.

Síndrome do nariz vazio

Sabe a sensação de nariz entupido? De que o ar não está chegando até os pulmões? A falta de ar é só um dos sintomas da síndrome do nariz vazio, uma doença rara e pouco conhecida.

Nosso nariz tem três cornetos de cada lado. Eles umidificam, filtram e aquecem o ar antes que ele chegue aos pulmões. Na cirurgia para desobstruir o nariz, o médico pode tirar em excesso o corneto que reveste a parte interna. Quando isso acontece, o paciente perde os receptores e mesmo respirando direito, ele não sente o ar entrando pela cavidade.

A síndrome também pode ocorrer por uma “ozena” ou rinite atrófica. Os cornetos são muito pequenos e dão a falsa sensação de não respirar bem.

Tags: `Postado por Ana Flávia Stefani, ,
G1

Envie seu Comentário
Antes de escrever seu comentário, Atenção! Nós não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Nome
E-mail
Comentário
Publicidade

Entra em vigor pena maior para motorista

 bêbado que mata em acidente

bêbado que mata em acidente

Publicidade

Vídeos

Fique por dentro dos melhores vídeos.

Publicidade

Classificados

Publicidade