Castelo News - Informação a um Clique!

Santa Cruz de Monte Castelo e região 01:51
14/09/2016 às 16:00:00

Tapioca não é tão saudável quanto parece

Redação
Na era da geração saúde, onde a maior facilidade de acesso à informação faz com que todos tentem se alimentar melhor, é bom ficar de olho em quem é realmente mocinho ou vilão.

Febre nas dietas, a tapioca - típica do norte e nordeste brasileiros - não contém glúten, não é gordurosa e seu preparo é rápido e fácil. Só que algumas das marcas mais consumidas trouxeram junto à sua farinha sal, conservantes e bactérias, elementos completamente desnecessários ao produto. É o que alega a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

De nove marcas testadas, a farinha Akio foi a campeã no quesito sódio, seguida pela marca Taeq. Também não passaram na prova do sal as marcas Sabor da Paraíba, Cisbra e Chinezinho. Além disso, as farinhas Taeq e Cisbra contiveram bactérias capazes de causar intoxicação alimentar.

Mas há quem ainda queira apostar na tapioca para perder peso, acreditando que ela é menos calórica do que outros carboidratos. Sob a visão dos nutricionistas, a tapioca não é rica em nutrientes e tem alto índice glicêmico, o que eleva os níveis de glicose. Quem come muita tapioca e não a gasta, a gordura aparece. As fibras, também essenciais para uma dieta equilibrada, também não acompanham a composição do alimento.

Então não adianta trocar o pão pela tapioca?

Dependendo dos seus objetivos, os dois ficam praticamente na mesma na questão saúde. Para a nutricionista Brenda Ribas, o ideal mesmo seria que todos parassem de consumir excessivamente farinhas em geral, colocando em seu lugar itens com baixo índice glicêmico como batata-doce e frutas com casca. A profissional ainda dá o exemplo de uma receita mais saudável que a tapioca. "Uma panqueca feita com aveia, banana e ovo é muito melhor do que a tapioca", conclui.
Vida Saudavel

Envie seu Comentário
Antes de escrever seu comentário, Atenção! Nós não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Nome
E-mail
Comentário
Publicidade

Confira as fotos!

Miss Loanda 2018

Miss Loanda 2018

Publicidade

Vídeos

Fique por dentro dos melhores vídeos.

Publicidade

Classificados

Publicidade